Artigo publicado no Assovio - Peridico da Associao Gacha do Violo, v. 1, n.1, Porto Alegre, 1999.

 

O USO DO VIBRATO NO VIOLO

Daniel Wolff

 

O vibrato uma importante ferramenta na interpretao de uma obra. Tanto na msica erudita como na popular, o vibrato pode ser usado para destacar ou alterar a sonoridade de uma nota, dando maior interesse interpretao. Basta observar com ateno os instrumentistas de arco (violinistas, violoncelistas) para perceber o proveito que estes msicos obtm do vibrato. Curiosamente, apesar do vibrato ser facilmente realizado no violo, poucos violonistas do a ele a ateno merecida durante o estudo do instrumento. Este artigo visa fornecer algumas informaes sobre o vibrato no violo, bem como sugerir possveis exerccios para dominar a sua mecnica.

Existem dois tipos de vibrato no violo, ambos realizados pela mo esquerda:

1.    Vibrato longitudinal: A mo alterna movimentos para a direita e a esquerda no sentido longitudinal da corda, alterando o som para o grave e o agudo respectivamente.

2.    Vibrato transversal: O dedo alterna movimentos para cima e para baixo, num ngulo de noventa graus em relao `a corda, alterando o som para o agudo em ambas direes do movimento. Geralmente reservado para as primeiras casas do brao do violo, nas quais o vibrato longitudinal d poucos resultados.

A velocidade do vibrato varivel de acordo com a velocidade e o carter do trecho musical em questo. Passagens rpidas e enrgicas requerem um vibrato rpido, enquanto passagens lentas e melanclicas prestam-se mais ao vibrato lento. Portanto, de fundamental importncia para o violonista poder controlar a velocidade do vibrato.

Este controle pode ser facilmente adquirido e desenvolvido atravs de exerccios tcnicos. guisa de exemplo, o leitor encontrar abaixo duas sugestes de exerccios.  O primeiro exerccio, que deve ser praticado com todos os dedos da mo esquerda, apresenta o vibrato com ritmos progressivamente mais rpidos, de forma a permitir o domnio de diversas clulas rtmicas na execuo. O mesmo exerccio pode ser aplicado a acordes de duas a quatro notas, em diversas posies no brao do violo. Para uma maior preciso rtmica, recomendvel praticar com metrnomo.

Um freqente problema para os estudantes de violo aplicar o vibrato a vrias notas sucessivas de uma melodia. Geralmente, h uma tendncia a interromper o vibrato momentos antes da mudana de nota. O segundo exerccio visa assegurar um vibrato contnuo em dois ritmos diferentes, quilteras e semicolcheias.  Ao prtica-lo, deve-se concentrar em evitar interrupes no vibrato durante as mudanas de notas. aconselhvel que o leitor crie tambm suas prprias variantes deste exerccio, alternando dedos e cordas no adjacentes, incluindo saltos para outras posies, etcetera. Para obter sugestes de outros exerccios, sugiro consultar professores e mtodos de instrumentos de arco, nos quais exerccios para o domnio do vibrato so freqentes.

Uma vez dominada a mecnica do vibrato, o violonista ter sua disposio uma importante ferramenta para dar maior requinte interpretao. O vibrato no apenas serve para ressaltar o carter de uma passagem, como tambm auxilia na obteno de interessantes efeitos. Por exemplo, em uma nota ou acorde de longa durao, um vibrato progressivamente mais rpido cria a iluso de um crescendo, efeito impossvel de obter em instrumentos de corda pulsada como o violo. Da mesma forma, no acorde final de uma frase, pode-se usar um vibrato progressivamente mais lento, contribuindo para destacar sua funo conclusiva. As possibilidades, enfim, so infinitas. Cabe ao leitor fazer bom uso de sua criatividade para obter o melhor proveito do vibrato, elevando o nvel de sua execuo.

 

 

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