Artigo publicado
no Assovio - Peridico da Associao Gacha do Violo, v. 1, n.4, Porto Alegre,
2000.
APERFEIOANDO A EXECUO DO TREMOLO
Um dos
problemas mais notrios do violo sua incapacidade de sustentar notas longas.
Uma alternativa encontrada para contornar este problema foi o desenvolvimento
do tremolo, no qual cada nota de uma melodia repetida vrias vezes
rapidamente, criando parcialmente a iluso de notas longas sustentadas por um
espao de tempo maior. Atravs dos sculos, vrios compositores utilizaram o
tremolo em suas obras, dentre eles Dowland, Paganini, Trrega (no clebre Recuerdos de la Alhambra), Ponce,
Britten e Rodrigo. Sendo o tremolo freqentemente encontrado no repertrio do
violo, o domnio desta tcnica de fundamental importncia para o violonista.
Para este fim, o leitor encontrar neste artigo diversos exerccios destinados
a aperfeioar a execuo do tremolo.
Existem dois
tipos principais de tremolo: de quatro e cinco notas, conforme ilustrado no
exemplo 1. O tremolo de cinco notas, mais raro, utilizado no estilo flamenco. Neste artigo, discutirei o
tremolo de quatro notas, por ser o mais frequentemente encontrado no repertrio
do violo.
A maior
dificuldade na execuo do tremolo obter um equilbrio rtmico e dinmico
entre as notas executadas pelos dedos indicador, mdio e anular. Um exerccio
muito proveitoso para resolver esta dificuldade alternar a acentuao em cada
um dos dedos da mo direita, permitindo o desenvolvimento parelho de todos os dedos
(exerccio 1). Como a maior dificuldade encontra-se entre os dedos anular
e mdio, que so anatomicamente menos independentes, recomendvel praticar
uma variao do exerccio anterior com ritmo em quilteras, eliminando-se o
dedo indicador (exerccio 2). Tambm recomendvel praticar uma outra variao
eliminando-se o dedo polegar (exerccio 3). Note que o ltimo item do exerccio
3 no est em quilteras, mas sim em semicolcheias, permitindo a prtica da
acentuao a cada quatro notas aplicada a uma frmula de digitao envolvendo
trs dedos, uma tima forma de adquirir o controle na independncia entre os
dedos indicador, mdio e anular.
importante
aclarar que, apesar de que as notas tocadas pelos dedos indicador, mdio e
anular devem manter o mesmo timbre e dinmica, as notas tocadas pelo polegar
podem (e muitas vezes devem) ocupar um plano dinmico distinto. Geralmente, a
linha meldica no tremolo executada pelos dedos indicador, mdio e anular,
como no exemplo 2. Neste caso, as notas tocadas pelo polegar devem ficar em
segundo plano. J no exemplo 3, vemos uma passagem na qual a melodia principal
est no baixo (polegar), enquanto que os outros dedos mantm uma nota pedal.
Neste caso, as notas tocadas pelo polegar devem soar mais fortes. de fundamental
importncia para o violonista ter amplo domnio destas duas alternativas
dinmicas, pois frequentemente ser necessrio alternar vrias vezes entre
ambas no decorrer de uma passagem.
Finalmente,
uma vez dominados os problemas de equilbrio rtmico e dinmico descritos
acima, deve-se praticar mudanas de corda, seja com o polegar ou com os outros
trs dedos. Como a maior dificuldade ocorre quando a mudana envolve cordas no
contguas, o exerccio 4 enfoca a alternncia entre as cordas 4-3 e 6-1,
objetivando obter o domnio na passagem de cordas contguas (4 e 3) para as
cordas mais distantes entre si (6 e 1).
Os exerccios includos neste artigo so suficientes para que o violonista adquira o domnio da execuo do tremolo. Convm lembrar, porm, que bons resultados s sero obtidos atravs da prtica diligente e constante. importante repetir aqui que a obteno do equilbrio rtmico de fundamental importncia para que o tremolo soe claro e fludo. Portanto, pratique estes exerccios numa velocidade que permita o total controle destes elementos. Bom estudo.
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