Artigo publicado na revista Continente Multicultural, n. 73, Recife, 2007.

 

 

TNUES DIFERENAS

 

Canes populares de Tom Jobim escondem referncias a Villa-Lobos e ao romantismo enquanto obras sinfnicas assumem os acordes da bossa nova

 

Daniel Wolff

 

Apesar de se consolidar um compositor de msica popular, Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o nosso Tom Jobim, utilizou bem mais do que imaginamos as tcnicas de sua slida formao musical erudita. Em entrevista a Almir Chediak, Tom Jobim revelou que gostava de ouvir Ravel, Chopin, Bach, Beethoven cujas obras tocava ao piano mas que Villa-Lobos e Debussy so influncias profundas na minha cabea. Seu primeiro professor, ningum menos que Hans Joachim Koellreutter, formado pela Academia de Msica de Berlim, foi o lder do movimento Msica Viva, que defendia o dodecafonismo de Arnold Schoenberg. Alm dos compositores Claudio Santoro e Guerra Peixe, outro aluno ilustre de Koellreutter foi o maestro Isaac Karabtchevisky.

Assim como Villa-Lobos, que tocava violo em grupos de choro na noite carioca, Koellreutter tambm demonstrou interesse pela msica popular, chegando a trabalhar como saxofonista, tocando sambas e chorinhos no bar Danbio Azul, na Lapa. Foi possivelmente com Koellreutter e Villa-Lobos que Jobim descobriu no existir fronteiras rgidas entre o erudito e o popular, como lemos no Cancioneiro Jobim. Tom foi tambm aluno de piano do concertista espanhol Toms Tern, amigo de Villa-Lobos, e de Lcia Branco, professora de alguns dos maiores pianistas brasileiros. Foi Lcia Branco quem incentivou Jobim a aprofundar-se na composio, aps ouvir a Valsa Sentimental, para piano, que Tom considerava sua primeira obra.

Composta quando Tom tinha 18 anos, esta valsa ganharia mais tarde letra de Chico Buarque e o ttulo de Imagina. Percebe-se nela uma influncia de Chopin, cujas obras Tom estudava ao piano sob a orientao de Lucia. A melodia, composta de motivos curtos, desenvolve-se a partir de transposies desses motivos. Tal procedimento utilizado por Chopin, por exemplo, na Valsa Op. 64 no 2, em d-sustenido menor.

Outro msico que desconhecia as fronteiras entre o erudito e o popular, e que teve profunda influncia na obra de Tom Jobim, foi Radams Gnattali. Os dois trabalharam juntos na gravadora Continental, onde Tom ingressou em 1952. Radams era j um compositor e arranjador consagrado, e foi praticamente um pai musical para Tom, incentivando-o e dando preciosas dicas de composio e orquestrao.

Por sugesto de Radams, Tom comps Lenda, uma obra para piano e orquestra sinfnica, que mescla o carter impressionista tpico de Debussy com o romantismo lrico de Rachmaninov. Quando completou 28 anos, Tom recebeu de Radams um importante convite: reger Lenda no programa Quando os maestros se encontram, da Rdio Nacional, com Radams ao piano.

A orquestra da Rdio Nacional era formada por msicos do mais alto calibre, muitos dos quais tocavam tambm na Orquestra Sinfnica Brasileira e na Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No foi uma experincia fcil para Tom, que no estava acostumado a reger, mas Radams, sentado ao piano, ajudou o inexperiente maestro dando entradas para os msicos da orquestra. Percebemos a importncia que este evento teve na vida musical de Tom Jobim pela frase que ele disse naquela noite aos seus parentes e amigos, que saram para celebrar com ele aps o concerto: Agora posso morrer. Qualquer lotao pode passar por cima de mim.

A prxima obra sinfnica de Tom Jobim teve envergadura ainda maior: Sinfonia da Alvorada, para vozes e orquestra, em cinco movimentos, sobre textos de Vinicius de Moraes. A obra foi encomendada em 1958 por Juscelino Kubitschek, para ser apresentada na inaugurao de Braslia em 1960. Tom trabalhou nela na mesma poca do lanamento de Chega de Saudade e outras canes que assegurariam o sucesso da Bossa Nova. Tal qual as sinfonias e poemas sinfnicos de meados do sculo dezenove como nas obras de Berlioz, Liszt e, posteriormente, Richard Strauss Tom concebeu Sinfonia da Alvorada como uma obra programtica. O primeiro movimento descreve em msica a paisagem do Planalto Central; a chegada dos pioneiros e a construo da capital so abordados do segundo ao quarto movimentos; a quinta e ltima parte consiste em um coral comemorativo da concluso dos trabalhos de construo.

notria a influncia de Villa-Lobos, como por exemplo na melodia lenta dos violoncelos no segundo movimento, acompanhada por um ritmo mais rpido em semicolcheias, que parece extrado dos compassos iniciais das Bachianas Brasileiras no 1, de Villa-Lobos. Percebe-se tambm a influncia de Radams Gnattali, como no baio do terceiro movimento, e at mesmo de Berlioz, no uso do hino medieval Dies Irae tocado pelos metais no quarto movimento.

Por falta de verba, Sinfonia da Alvorada no foi estreada em Braslia, conforme originalmente previsto. Mas a obra foi gravada em 1960 no estdio da Columbia, no Rio de Janeiro, com Vinicius recitando seu texto, Tom na regncia e Radams ao piano. O disco foi lanado em 1961. Apesar da importncia da obra, ela s voltou a ser tocada em 1966, na TV Excelsior de So Paulo. A estria pblica, por incrvel que parea, s foi realizada em 1986, em Braslia, regida por Alceo Bocchino, com Radams ao piano e Tom dividindo a leitura do texto de Vinicius de Moraes com a filha do poeta, Susana.

Quinze anos mais tarde, em 2001, trs movimentos foram apresentados em dois concertos pela orquestra Sinfonia Cultura, de So Paulo, sob a regncia de Flvio Chamis. Tive a felicidade de participar destas apresentaes como solista, tocando um concerto de Radams Gnattali e meu arranjo de Amadeste, de Thiago de Mello. Fomos prestigiados pela presena do filho de Tom, Paulo Jobim. Enquanto conversvamos no camarim, antes do concerto, Paulo manifestou sua tristeza por uma obra to importante ser to pouco tocada.

Nos diz o Cancioneiro Jobim que quando a sinfonia ficou pronta, Tom e Vinicius despediram-se para sempre da msica erudita. J Celso Loureiro Chaves diz que quanto a Jobim, isso no bem verdade, a julgar pela eruditizao que aconteceria mais tarde em Urubu, Terra Brasilis e Matita Per. De fato, a influncia de autores (ditos) eruditos uma constante em Jobim, seja nas obras orquestrais, seja nas canes populares.

Tom comentou que em Chega de Saudade usou uma sucesso de acordes que a coisa mais clssica do mundo. Disse tambm que a Bossa Nova tem influncias profundas de Villa-Lobos. Quanto harmonia, reconhecia a influncia de Debussy e Ravel no uso de acordes expandidos. Absorveu muito tambm de Gershwin, como em Chansong.

Vejamos alguns aspectos da msica de Jobim nos quais estas influncias podem ser observadas. O desenvolvimento meldico atravs da repetio e transposio de motivos curtos, do qual falamos acima, foi herdado no apenas de Chopin, mas tambm de Gershwin. Outra importante influncia de Chopin foi a harmonia de conduo de vozes, com uma nota permanecendo estacionria enquanto as outras vozes movem-se paralelamente de um acorde para outro. Vemos isto em canes como Passarim, Canta Mais, Falando de Amor, e at mesmo em Samba de uma Nota S.

Procedimento semelhante foi muito usado por Villa-Lobos, principalmente nas obras para violo, nas quais as harmonias so obtidas pelo movimento paralelo dos acordes na mo esquerda, sobrepostos a notas estacionrias nas cordas soltas. Quanto melodia, percebemos a influncia de Villa-Lobos principalmente nos desenhos meldicos das canes lentas. Os arpejos da melodia de Luiza, alcanando por salto as parciais agudas dos acordes, lembram os procedimentos usados por Villa-Lobos no Preldio das Bachianas Brasileiras no 4.

Em suma: Tom Jobim , sim, um msico popular, mas a influncia da msica erudita em sua obra inegvel. O curioso que, pelo menos na dcada de 1960, isto no era reconhecido por alguns expoentes da msica erudita.

Em 1968, Isaac Karabtchevisky tentou organizar um concerto com a Orquestra Sinfnica Brasileira tocando arranjos das canes de Jobim, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Instigados pelo crtico de msica erudita do Jornal do Brasil, alguns compositores de renome manifestaram ferrenha oposio ao concerto, sob o argumento de que o Teatro Municipal no lugar de msica popular, conseguindo por fim impedir a realizao do concerto.

Felizmente, nos dias de hoje a situao bem diferente. Prova disto o projeto Jobim Sinfnico, gravado em CD e DVD, no qual a Orquestra Sinfnica do Estado de So Paulo apresentou, em 2002, diversas obras de Tom Jobim sob a regncia do maestro Roberto Minczuk. Do repertrio constavam tanto as clssicas Lenda e Sinfonia da Alvorada como arranjos orquestrais de diversas canes. Fica uma sensao do quo tnue a fronteira entre o erudito e o popular na msica de Jobim: as obras sinfnicas so permeadas de motivos e ritmos populares, enquanto as canes demonstram a erudio de um apreciador convicto de Chopin, Debussy e Villa-Lobos.

 

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