Abel Carlevaro
foi um dos maiores expoentes da didtica violonstica do sculo vinte. No se
entenda por esta afirmao que ele era apenas um excelente professor de violo,
pois sua atuao como intrprete e compositor reconhecida internacionalmente.
Porm, penso que o que o aspecto de sua produo que mais o destaca dentre
outros excelentes violonistas e/ou compositores contemporneos justamente sua
contribuio didtica.
Ele pesquisou e
racionalizou os diversos aspectos tcnicos envolvidos na performance do violo
de forma a permitir aos estudantes do instrumento uma busca gradual e
conscienciosa do aprimoramento mecnico. Para tal fim, demonstrou e analisou
cada elemento mecnico separadamente em seu clebre livro Escuela de la
Guitarra - Exposicin de la Teoria Instrumental, complementado por exerccios
especficos publicados em seus quatro Cuadernos de tcnica.
Certamente, antes do trabalho de Carlevaro, existiam j diversos mtodos e estudos dedicados ao desenvolvimento tcnico do violonista. Porm, vemos aqui pela primeira vez uma explicao lgica e detalhada, apresentando solues claras para os mais variados problemas. Em pocas anteriores, cada estudante necessitava despender um longo perodo de tentativas e erros para encontrar os mesmos tipos de solues que Carlevaro apresentou "de mo beijada". Naturalmente, em muitos casos o estudante no chegava sequer a obter tais solues, e desenvolvia portanto uma tcnica defeituosa e problemtica.
Outra importante
inovao de Carlevaro a forma como os exerccios contidos nos Cuadernos foram
elaborados. Diferentemente de seus predecessores, ele no elaborou pequenos
trechos musicais que faziam uso constante de determinada dificuldade tcnica.
Em vez disto, criou exerccios contendo unicamente as dificuldades tcnicas
propriamente ditas, permitindo ao aluno enfocar o problema isoladamente,
resultando em um progresso mais rpido e eficiente. Ou seja, a fim de otimizar
o desenvolvimento do aluno, separa-se o estudo da tcnica do estudo das obras
musicais, da mesma forma que um jogador de futebol faz exerccios de musculao
para possuir um desenvolvimento muscular adequado no momento de treinar
diretamente com a bola. Vm mente aqui os exerccios para piano criados por
Alfred Cortot, que seguem um princpio semelhante.
Finalmente, cabe
destacar que a chamada "Escola de Carlevaro" no se resume meramente
s solues apresentadas por ele em seus livros. Penso ser de suma importncia
tambm compreender seu processo de raciocnio para aplica-lo em outras
situaes. Elucido este aspecto atravs de minha experincia pessoal.
Tive a felicidade de estudar com Carlevaro por um
perodo de trs anos, na poca em que residi em Montevidu. Em diversas
ocasies, aps longos perodos de raciocnio e trabalho prtico, cheguei a
concluses diferentes das obtidas por Carlevaro para determinados problemas
mecnicos. Invariavelmente, Carlevaro no se opunha a que eu utilizasse
procedimentos tcnicos diferentes dos apresentados por ele. Ao contrrio,
sempre me encorajou a buscar as melhores solues para meu caso em particular,
desde que fossem resultantes de profunda reflexo terica, aliada subsequente
comprovao prtica. Ou seja, a atitude de Carlevaro no era dogmtica, como
quem diz: "Tens que fazer exatamente o que eu fao; as solues que
encontrei para os problemas tcnicos so universais e imutveis". Longe
disto, o que ele buscava como didata era demonstrar ao aluno um mtodo de
pesquisa e busca de aprimoramento tcnico baseado na auto observao e no
conhecimento dos msculos do corpo humano. Esta foi, talvez, sua maior
contribuio para o estudo e didtica do violo.
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